Yakuza
Os Yakuza surgiram como associações criminosas e obedeciam a regras rígidas específicas. Com o tempo, passaram a influenciar diversos segmentos da sociedade e política japonesa. Foi no início do século XVII que nasceram, nos grandes centros urbanos de Osaka e Edo (actual Tóquio), sob a égide dos chefes de quadrilhas. Os Yakuza agrupam diversas categorias: primeiro foram os jogadores profissionais e os ambulantes. A esses uniram-se os samurais que, a partir de 1603, com o fim das guerras feudais e o reinado da "Paz Tokugawa" por 250 anos, viram-se sem mestres, ameaçados de banimento.
Os Yakuza criaram um estatuto e um código baseado nas relações de fidelidade entre o padrinho (oyabun) e seu protegido (kobun): a cerimonia de consagração consiste na troca do copo de saqué e representa a entrada no clã e os laços de sangue. Os Yakuza eram uma sociedade exclusivamente masculina. Eles acreditavam que as mulheres foram feitas para serem mães e para cuidarem de seus maridos, não devendo se meter nos negócios dos homens. Um outro motivo pelo qual as mulheres não eram aceitas no grupo é que não se deve falar sobre o grupo a ninguém de fora, com isso eles acreditavam que as mulheres não seriam fortes o suficiente para se manterem caladas caso fossem interrogadas pela polícia ou por algum inimigo.
Isso ocorria até a década de 1990, actualmente já existem mulheres que actuam na Yakuza e ocupam alto escalão no grupo, mas para entrarem no grupo, dependendo de qual função, as mulheres devem passar por diversos testes. Hoje em dia recrutam também jovens e estudantes, para infiltração na chamada "dominação da área". Como eles não usam tatuagens, mas são obrigados a aprender artes marciais e a manejar armas, como espada, matracas, armas de fogo, entre outras coisas. Quando o chefe morre e não há ninguém que possa substituí-lo imediatamente, é a esposa quem assume temporariamente o comando do grupo.
Os seus principais rivais são a tríade chinesa pois existem muitos conflitos de interesses pois ambos têm a mesma forma de obter dinheiro (contrabando, exploração da prostituição e jogos de azar) e juntando a isso sempre existiu uma enorme rivalidade entre a china e o Japão, os Yakuza para além de actuarem no Japão ao longo dos anos expandiram-se para os E.U.A., México e Brasil.
Principais Famílias
Yamaguchi-gumi
Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. O Oyabun (líder) é o Kenichi Shinoda.
Sumiyoshi-rengo
É a segunda maior família da Yakuza, com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. O actual Oyabun é o Shigeo Insigne, Osomuya Tanaka. É inimiga de morte da Yamaguchi-gumi
Inagawa-kaï
É a terceira maior família da Yakuza, tem mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs. O actual Oyabun é o Kakuji Inagawa. Foi a primeira Yakuza a operar fora e dentro do Japão
Towa Yuai Jigyo Kumiai
É a quarta maior família da Yakuza, tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. O actual Oyabun é o Satoru Nomura. Foi a primeira Yakuza japonesa a ser criada na Coreia.
Organização do grupo
Todos devem total obediência e lealdade ao Oyabun, e em troca ele oferece protecção a todos de seu clã. Os membros não devem temer a morte pelo Oyabun, e devem concordar com tudo o que ele diz.
Há dois tipos de yakuza: aqueles que pertencem a um clã e os autónomos. Por consequência de não pertencerem a nenhum clã, os autónomos têm dificuldades para agir, pois os grupos não permitem que eles actuem em seus territórios.
Os clãs costumam usá-los como espiões ou pagar para eles realizarem um serviço sujo no qual não querem envolver o seu clã.
Se o autónomo for ambicioso e capacitado, pode começar um grupo do zero, mas geralmente, quando não é assassinado, torna-se membro de algum clã já existente.
Obrigações
Entre as obrigações dos membros estão:
Não esconder dinheiro do gang;
Não se envolver pessoalmente com narcóticos;
Não procurar a lei ou a polícia;
Não violar a mulher de outro membro;
Não desobedecer às ordens de um superior;
Não deixar rastros após o crime;
Não matar ninguém do gang sem a permissão de um superior;
Kenichi Shinoda
Também conhecido por Shinobu Tsukasa nasceu a 25 de Janeiro de 1942, é o sexto Oyabun da família “Yamaguchi-gumi” desde 29 de Julho de 2005.
Actualmente encontrasse em prisão por posse de armas (acusado em 2005) porem, o seu registo criminal não se fica por aqui, em 1970 foi preso por ter assassinado um líder com uma katana e esteve a cumprir uma pena de 13 anos.